Ipueiras-CE: 100 dias de gestão

 

Nos primeiros 100 dias de gestão, pontuamos os principais acontecimentos do município de Ipueiras.

Vários municípios do estado avaliaram seus primeiros 100 dias, até o presente momento, a Administração de Ipueiras não se manifestou. 

Os cem primeiros dias indicam a base do que será o governo durante os próximos 4 anos.

Polêmicas, denúncias e poucos atos de contribuição para o bem estar da população pairam sobre a atual administração que também, nos últimos 100 dias, procurou dar os primeiros passos assertivos a frente do executivo.

Veja a linha de tempo:

01/01 – Prefeito Junior do Tititco (MDB) toma posse do cargo de prefeito de Ipueiras com sua vice, Professora Idelva (PT), seguem-os até o prédio da Prefeitura de Ipueiras causando aglomeração. Ministério Público encaminhou para a PROCAP em Fortaleza para apurar a responsabilidade criminal do prefeito.

05/01 – Prefeitura suspende atendimento presencial ao público até o dia 22 de janeiro, alegando necessidade de tempo para organização interna. 

07/01 – Prefeito decreta Estado de Emergência Administrativa e Financeira no Âmbito da Administração Pública de Ipueiras – ato é contestado pela Câmara Municipal de Vereadores.

10/01 – Secretários Municipais são nomeados.

19/01 – Ipueiras recebe o primeiro lote de vacinas contra a COVID-19, um marco no combate à pandemia e inicia o plano de imunização. Contudo, o momento alvissareiro é seguido de polêmicas e desde o primeiro dia a Administração é denunciada por supostos fura-filas, após circular em redes sociais fotos de pessoas como o então secretário adjunto Victor e uma estagiária sendo imunizados, Ministério Público investiga o caso.

23/01 – Prefeitura realiza testagem em massa para Covid-19 tendo os número de exames realizados contestados por divergência com os dados do integrasus.

10/02 – A Prefeitura de Ipueiras anunciou que o gestor, Junior do Titico, enviou um ofício ao Instituto Butantan com a intenção de adquirir 72 mil doses da vacina contra a Covid-19, CoronaVac. Até a presente data desta postagem, nenhuma dose fora adquirida.

11/02 – Secretária de Saúde se recusa a divulgar lista de vacinados e Câmara Municipal entra com representação no Ministério Público por suspeita de vacinação em pessoas que não deveriam ser vacinadas.

26/02 – Prefeitura realiza contratação de empresa para limpeza pública, por dispensa de licitação, Câmara cobra explicações – valor supera 600 mil reais. Gastos somam 168% a mais do que era feito na gestão passada. 

04/03 – A Prefeitura de Ipueiras informou que o município associou-se ao Consórcio Nacional de Municípios para a compra direta das vacinas da Covid-19, agora o município faz parte das 71 cidades do Estado do Ceará aderirem o projeto realizado pela Frente Nacional de Prefeitos (FNP). Até o presente momento nenhuma dessas vacinas chegou ao município. 

08/03Prefeitura de Ipueiras realiza inauguração da Policlínica Especializada Municipal na promessa de exames e acesso à especialidades médicas. 

11/03 – Em meio a denúncias, o professor José Willian Moreira renunciou ao cargo de Secretário de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano de Ipueiras. Polêmica é sobre a contratação de empresa para limpeza pública, sem licitação, no valor de mais de 600 mil reais por apenas três meses. Valor é imensamente maior ao que era gasto em anos anteriores. 

18/03 – Devido a crescente de casos de infecção da Covid-19, prefeito decreta Isolamento Social Rígido no distrito de Nova Fátima. Mesmo após decreto, casos aumentam sem controle e mortes são registradas.  

21/03 – Denúncias sobre mau uso de veículos do município ganham as redes sociais – ônibus de transporte de passageiros para Fortaleza sofre avarias e moto do SAAE é flagrada com condutor sem capacete, em um fim de semana, levando pássaros em gaiolas – O fato foi comunicado ao IBAMA. 

22/03 – Prefeitura realiza revitalização do Mercado Público de Nova Fátima.

22/03 – Prefeitura retoma obras de reforma do Hospital e Maternidade Otacílio Mota com verbas destinadas do deputado Leônidas Cristino no ano de 2020. 

23/03 – Câmara e Ministério Público pedem exoneração de parentes do prefeito, vice-prefeita, vereadores e secretários por configurar nepotismo.  

24/03 – Após denúncias e reclamações, prefeitura realiza limpeza nas praças do distrito de Charito.

24/03 – Músicos da Banda Municipal Joaquim Catunda Sobrinho divulgam manifesto apontando descontentamento com a gestão, falta de pagamentos e abandono – Secretaria da Cultura lança nota esclarecendo.

26/03 – Prefeito Junior do Titico doa do seu salário, 04 capacetes Elmo destinados aos pacientes acometidos pela COVID-19. Nenhum destes equipamentos foram utilizados até presente data.

01/04 – Secretária da Saúde, Flávia Braga, anuncia sua saída do cargo.

05/04 – Victor Alves de Oliveira assume o cargo de Secretário da Saúde, investigado por fura-fila na vacinação contra Covid-19 quando ocupava o cargo de secretário adjunto.

09/04 – Prefeito divulga pintura do letreiro “Eu amo Ipueiras” – erguido no ano de 2019. 

Em análise vemos o governo municipal sem metas claras, sem objetivos alcançados, muito menos promessas feitas à população ipueirense sendo cumpridas. A população segue sem uma comunicação clara dos passos dados pelo governo, o gestor não 

tem exata dimensão de tudo que prometeu em campanha, principalmente os empregos, e ainda sapateia no caminhar em busca de uma Ipueiras melhor.

Com uma equipe frágil, onde dois secretários já abandonaram o cargo, Ipueiras segue a curtos passos em falso. 

O Regional | Informação com Responsabilidade
Política, Polícia, Regional, Esporte, Entretenimento, Nacional

Redação: (88) 9.8196 .7462

Todos os Direitos Reservados  –  O Regional – Informação com Responsabilidade