No ritmo atual, Brasil só conseguirá vacinar 70% da população em 2024

Se o Brasil mantiver o atual ritmo de vacinação, levará três anos para imunizar 70% da população contra Covid-19 – percentual que asseguraria uma imunidade de rebanho.

Até agora, o Brasil vacinou somente 1,5% da população. Outros países latino-americanos avançaram ainda menos, casos de Argentina (0,8%) e México (0,5%).

EUA, Reino Unido, Israel e Emirados Árabes estão no caminho para chegar aos 70% ainda em 2021, segundo o projeto Our World In Data, da Universidade de Oxford.

Reportagem do jornal O Globo mostrou que, apesar de o principal gargalo do Brasil ser a falta de vacina disponível, problemas logísticos e burocracia atrapalham.

Das 10 milhões de doses prontas para uso no país, só 3 milhões foram aplicadas até a última sexta-feira (5). Em média, 165 mil pessoas estão sendo vacinadas por dia.

“O Brasil pode vacinar 2 milhões de pessoas por dia. Mesmo que só exista um vacinador em cada uma das 40 mil salas de vacinação do país”, critica o médico José Cássio de Moraes, professor da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa-SP.

O Ministério da Saúde afirmou já ter garantido 354 milhões de doses de vacina, suficiente para imunizar 83% da população (com duas doses), mas ainda espera o restante. O Governo Federal não tem um prazo para atingir a meta.

O Regional | Informação com Responsabilidade
Política, Polícia, Regional, Esporte, Entretenimento, Nacional

Redação: (88) 9.8196 .7462

Todos os Direitos Reservados  –  O Regional – Informação com Responsabilidade