Após meses de estabilidade nos números da pandemia, o Ceará voltou a registrar aumento de casos de Covid-19. Segundo dados da plataforma IntegraSUS, da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), o número de diagnósticos positivos da doença no Estado saltou de pouco mais de 2 mil, em maio, para 20,7 mil em junho. Com a alta, cresceu também a demanda por testagem. Na comparação entre os dois meses, a quantidade de exames realizados na rede pública estadual passou de 21,8 mil para 51,3 mil, acréscimo superior a 142%.
Com o cenário de recrudescimento da infecção, surgem mais dúvidas sobre os novos protocolos de testagem e isolamento. Diferentemente do começo da crise sanitária mundial, em março de 2020, quando a orientação era fazer o exame somente após o sétimo dia do surgimento dos sintomas, agora o Ministério da Saúde (MS) recomenda a coleta das amostras o mais precocemente possível ou até o oitavo dia dos primeiros sinais da doença. Após esse período, há chances de que a testagem indique um falso negativo. As informações constam na Guia de Vigilância Epidemiológica, do MS, publicada em janeiro deste ano, a quarta versão do documento desde o início da pandemia.
Também houve mudanças em relação ao período de isolamento. Inicialmente, o tempo mínimo era de 14 dias, depois caiu para dez e atualmente recomenda-se sete. A depender da testagem, o intervalo pode ser ainda mais encurtado ou até prorrogado.
Conforme o protocolo do MS, o isolamento pode ser encerrado já no quinto dia caso um novo exame apresente resultado negativo para a doença e desde que o paciente não tenha manifestado sintomas respiratórios ou febre nas últimas 24 horas. Por outro lado, se o resultado for positivo, o prazo será ampliado de sete para 10 dias.
Após o fim do período de isolamento, pacientes assintomáticos não precisam realizar um novo teste. Já para os que ainda estejam com sinais da doença, o segundo exame é obrigatório. Se o resultado for negativo, a pessoa deverá aguardar um intervalo de 24 horas seguidas sem sintomas respiratórios ou febre para sair do isolamento. Caso positive novamente, o período será ampliado por mais três dias.



