Bolsonaro pede desculpas após fala sobre “clima” com venezuelanas

O presidente Jair Bolsonaro (PL), candidato à reeleição, publicou vídeo nesta terça-feira, 18, em que pede desculpas pelo “constrangimento” após falas sobre meninas venezuelanas. Bolsonaro afirmou que suas palavras foram tiradas de contexto por militantes da esquerda para obterem “vantagem política”. Em entrevista, o presidente tinha dito que “pintou um clima” para se referir a interação que teve com adolescentes venezuelanas de “14 e 15 anos”.

“Se as minhas palavras, que por má fé foram tiradas de contexto, de alguma forma foram mal entendidas ou provocaram algum constrangimento a nossas irmas venezuelanas, peço desculpas”, disse ele. No vídeo, o presidente é acompanhado da primeira-dama, Michelle, e a embaixadora da Venezuela no Brasil,Maria Teresa Belandria.

Bolsonaro defendeu que suas palavras foram tiradas de contexto por militantes de esquerda para “vantagem política”. Em pronunciamento anterior, o presidente acusou que o PT, partido de seu adversário no segundo turno, Luis Inácio Lula da Silva (PT), de tirar a frase de contexto.

O chefe do Executivo mencionou também a decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) que determinou que a fala não seja usada na campanha de Lula. O ministro Alexandre de Moraes decidiu que Lula removesse das suas redes sociais o trecho de entrevista  de Bolsonaro, sob pena de multa no valor de R$ 100 mil.

Segundo Bolsonaro, a fala refletia uma “preocupação para evitar qualquer tipo de exploração de mulheres que estavam vulneráveis”. Em um podcast, na sexta-feira, 14, o presidente relatou ter encontrado  meninas em uma comunidade em Brasília, chamada de São Sebastião, e usou as palavras “pintou um clima”.

“Parei a moto numa esquina, tirei o capacete e olhei umas menininhas, três, quatro, bonitas, de 14, 15 anos, arrumadinhas, num sábado em uma comunidade. E vi que eram meio parecidas. Pintou um clima, voltei: ‘Posso entrar na tua casa?’ Entrei. Tinha umas 15, 20 meninas, [em um] sábado de manhã, se arrumando. Todas venezuelanas. E eu pergunto: meninas bonitinhas, 14, 15 anos se arrumando num sábado para quê? Ganhar a vida. Você quer isso para a tua filha, que está nos ouvindo aqui agora. E como chegou neste ponto? Escolhas erradas”, disse Jair Bolsonaro na entrevista.

O Regional | Informação com Responsabilidade
Política, Polícia, Regional, Esporte, Entretenimento, Nacional

Redação: (88) 9.8196 .7462

Todos os Direitos Reservados  –  O Regional – Informação com Responsabilidade