Novas variantes devem gerar aumento de casos de covid no Brasil

O aumento da positividade de testes para covid-19 e o aumento de casos reportados na variante BQ.1 no Brasil alertam para provável aumento de casos da infecção nas próximas semanas no País. Conforme pesquisadores, a principal medida de prevenção neste momento deve ser garantir as doses de reforço contra a doença.

Anderson Fernandes de Brito, virologista e pesquisador do Instituto Todos pela Saúde (ITpS), explica a formação das novas variantes. A BQ.1 é uma linhagem que descende da Ômicron BA.5, linhagem que causou ondas de casos no meio deste ano junto com a BA.4.

A XBB, que também tem causado preocupação, por sua vez, é uma variante recombinante. O genoma desta variante deriva da combinação de duas linhagens da BA.2 (BA.2.10 e BA.2.75). Ela tem circulado em países como Singapura, Índia e Bangladesh, aponta o pesquisador, que é pós-doutorado na Escola de Saúde Pública da Universidade de Yale, nos Estados Unidos.

O alerta também vem de fora, visto que países na Europa tem passado por uma onda de casos de covid-19, causada principalmente pela variante BQ.1. Nos EUA, a BQ.1 tem aumentado bastante em frequência. Isso é esperado, dado a disseminação desta variante na Europa, explica Anderson. Ainda não se observa aumento expressivo de casos nos EUA, mas esta alta é provável em breve, segundo ele.

Domingos Alves, físico que pesquisa modelagem computacional e sistemas de informação em saúde, professor da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (USP), afirma que a nova cepa não tem mudanças em relação aos sintomas para a maioria dos pacientes.

“A característica principal que difere das outras cepas é, aparentemente, ter um escape muito maior da proteção das vacinas”, diz. Segundo o pesquisador, é esperado aumento do número de casos no Brasil, mas quadros leves, que não levam a internação grave, principalmente para as pessoas que têm o esquema vacinal completo.

A análise é compartilhada pelo virologista Anderson Brito. “Casos da BQ.1 já tem sido reportados no Brasil. Sendo esta uma variante com alta capacidade de evadir parte do reconhecimento por anticorpos, ela é mais capaz de gerar infecção em indivíduos que já foram infectados ou vacinados meses atrás”, corrobora.

 

 

O Regional | Informação com Responsabilidade
Política, Polícia, Regional, Esporte, Entretenimento, Nacional

Redação: (88) 9.8196 .7462

Todos os Direitos Reservados  –  O Regional – Informação com Responsabilidade