Tomando a dianteira na aquisição de vacinas para o Município de Tamboril, o Prefeito Marcelo Mota (PDT) enviou à Câmara de Vereadores o Projeto de Lei que autoriza o ingresso do Município no consórcio público municipal, organizado pela Frente Nacional dos Prefeitos (FNP). Por meio do consórcio, os municípios poderão comprar as vacinas diretamente dos fornecedores, eliminando intermediários.
Nas redes sociais, Marcelo disse que a iniciativa visa imunizar o mais rápido possível a população e ressaltou a retomada da economia como um fator a ser considerado. “Precisamos imunizar o mais rápido possível a população, só assim, poderemos retornar com segurança ao convívio social e as atividades econômicas.” Ressaltou.
A autorização do Supremo Tribunal Federal (STF), concedida em fevereiro, prevê a compra de vacinas por Estados e Municípios apenas no caso de o governo federal não cumprir o Plano Nacional de Imunização, ou caso as doses previstas no plano sejam insuficientes. O presidente Jair Bolsonaro sancionou nesta quarta-feira (10) uma nova medida que facilita a compra de vacinas, insumos e serviços necessários à imunização contra a covid-19. Segundo o texto, estados e municípios poderão comprar, sem licitação, vacinas e seus insumos necessários, contratar os serviços necessários, inclusive de vacinas ainda não registradas na Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).