Brasil nunca teve redução significativa na transmissão de Covid, diz Fiocruz

Pesquisadores da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) indicam que o Brasil enfrenta o pior cenário desde o início da pandemia. Além disso, os profissionais afirmam que o país nunca alcançou uma redução significativa de sua curva de transmissão.

🔟 Em números
Como dado comparativo, o estudo aponta que o Brasil registra 10,3% de todas as mortes por covid-19 no mundo, sendo que o país tem menos de 3% da população mundial.

Segundo eles, os recordes de novos casos e óbitos vêm sendo superados diariamente, acompanhados por uma situação de colapso dos sistemas de saúde em grande parte dos estados e municípios.

🚨 UTIs
De acordo com a Fiocruz, as taxas de ocupação de UTIs Covid-19 para adultos no Sistema Único de Saúde (SUS) se mantêm muito críticas. Dezessete estados e o Distrito Federal mantiveram taxas iguais ou superiores a 80% de ocupação, e mais dois estados somaram-se a eles, resultando em um total de 20 unidades federativas na zona de alerta crítico, das quais 13 com taxas superiores a 90% dos leitos ocupados.

🎯 O que fazer?
Como principal medida de controle e redução da transmissão e do número de casos por covid-19, os pesquisadores defendem a adoção de medidas de restrição da circulação e das atividades não essenciais. Soma-se a estas medidas o uso de máscaras em larga escala social.

O Regional | Informação com Responsabilidade
Política, Polícia, Regional, Esporte, Entretenimento, Nacional

Redação: (88) 9.8196 .7462

Todos os Direitos Reservados  –  O Regional – Informação com Responsabilidade