Luiz Inácio Lula da Silva (PT) toma posse, neste domingo (1°), para o terceiro mandato como presidente da República. A cerimônia oficial começa às 15 horas, com sessão solene no Congresso Nacional e, logo depois, Lula segue para o Palácio do Planalto, onde subirá a rampa para receber a faixa presidencial.
O agora ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) viajou para os Estados Unidos na última sexta-feira (30) e, portanto, não deve entregar a faixa ao sucessor.
Antes da solenidade, irá ocorrer o “Festival Futuro”, na qual diversas atrações musicais irão se apresentar na Esplanada dos Ministérios, a partir das 10 horas. Organizada pela primeira dama Rosângela Silva, a Janja, o festival terá apresentações de 57 artistas em dois palcos, batizados em homenagem às cantoras Elza Soares e Gal Costa .
Os shows serão interrompidos por volta das 14h30, quando começa a cerimônia oficial de posse. O presidente irá em carro aberto no cortejo entre a Catedral de Brasília e o Congresso Nacional.
Lá, Lula e o vice-presidente, Geraldo Alckmin (PSB), serão recebidos pelos presidentes da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), e do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG) para sessão solene, na qual irá assinar o termo de posse e fará o primeiro pronunciamento ao País.
Depois da posse no Congresso, o presidente vai para o Palácio do Planalto subir a rampa e discursar no Parlatório que fica em frente à Praça dos Três Poderes. Algumas mudanças foram feitas nessa parte da cerimônia.
As esposas de Lula e Alckmin, Janja e Lu Alckmin, respectivamente, devem subir a rampa na frente dos maridos, e não atrás, como de costume. A cachorrinha Resistência, adotada por Lula e Janja quando o presidente estava preso em Curitiba, também deve estar na rampa do Planalto.
A Transmissão da solenidade de posse será feita pelo Facebook do Portal Regional às 15h (Horário de Brasília).