As agências da Caixa não devem abrir aos sábados durante o pagamento das parcelas do novo auxílio emergencial. Segundo o presidente do banco, Pedro Guimarães, a medida não será utilizada dessa vez por conta do atual momento da pandemia e do aumento de movimentações através do aplicativo Caixa Tem.
“Nós não estamos abrindo aos sábados exatamente pela pandemia e porque há uma utilização do aplicativo Caixa Tem muito mais intensa nas quatro últimas semanas. Então, o número de pessoas que irá às agências quando o saque for liberado será muito menor”, afirmou Guimarães em transmissão ao vivo pelas redes sociais na tarde desta terça-feira (6).
O presidente da Caixa lembrou que, ano passado, as agências foram abertas em 22 sábados para o pagamento em dinheiro do auxílio e acrescentou que 75% beneficiários já movimentavam os recursos pelos canais digitais, enquanto apenas 25% optavam pelo saque.
DEPÓSITOS AOS DOMINGOS
Guimarães ressaltou que, para acelerar o pagamento das parcelas em dias mais calmos, o depósito de parte das parcelas será realizado aos domingos. Neste primeiro ciclo, os nascidos em março devem receber a primeira parcela neste domingo (11), assim como aqueles que fazem aniversário em junho (18 de abril) e setembro (25 de abril).
“Iremos fazer depósitos em todos os domingos de abril e focar no saque de segunda a sexta-feira, para conseguirmos ter esse equilíbrio entre acelerar o pagamento e reduzir as filas”, pontuou o presidente do banco.
NOVOS CRITÉRIOS
Outro ponto abordado durante a transmissão foram os novos critérios que precisam ser atendidos para o recebimento do auxílio este ano. Guimarães lembrou que apenas uma pessoa por família poderá receber o benefício e que a renda da casa deve ser de no máximo meio salário mínimo por pessoa e de três salários mínimos ao todo.
“Muita gente que recebeu ano passado não vai atender a esses requisitos e isso vai diminuir o número de pessoas que receberão o auxílio”, explicou.
CALENDÁRIO DE PAGAMENTOS
Os pagamentos começam a partir de 6 de abril para os trabalhadores que fazem parte do Cadastro Único e para os que se inscreveram por meio do site e do aplicativo Caixa Tem.
Os pagamentos seguem as datas de nascimento dos beneficiários. Veja o calendário completo: