Em meio ao litígio territorial em curso entre os estados do Ceará e Piauí, uma comunidade autodeclarada como piauiense chamada por Tapera dos Vital se formou nas terras do município de Ipueiras, situado na área contestada. O surgimento dessa comunidade levanta questões sobre a possível mudança que poderá impactar a vida de milhares de pessoas na região, embora ainda não haja clareza sobre como seria feita a repartição dos territórios.
O Piauí pleiteia três áreas de litígio, totalizando aproximadamente 3 mil quilômetros quadrados de território. Esta disputa abrange 13 municípios do Ceará, com diferentes proporções. Três deles, Viçosa do Ceará (1759), Granja (1776) e Guaraciaba do Norte (1791), são os mais antigos da lista e deram origem aos demais.
Os 13 municípios cearenses envolvidos nesse conflito territorial são Carnaubal, Crateús, Croatá, Granja, Guaraciaba do Norte, Ibiapina, Ipaporanga, Ipueiras, Poranga, São Benedito, Tianguá, Ubajara e Viçosa do Ceará.
A incerteza paira sobre a região, uma vez que a disputa ainda não foi completamente esclarecida, e a possível mudança na demarcação de territórios pode ter implicações significativas para as comunidades locais.

