Lula se reúne com Trump na Malásia e discute relações entre Brasil-EUA

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) declarou nas redes sociais, na manhã deste domingo (26), que teve uma “ótima reunião” com o presidente americano Donald Trump, na Malásia. Em coletiva de imprensa, o ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, ressaltou que o encontro foi “muito positivo e produtivo”.

A reunião, que teve uma primeira parte aberta à imprensa, durou cerca de 45 minutos e tratou de temas econômicos, diplomáticos e comerciais entre os dois países.

“Tive uma ótima reunião com o presidente Trump na tarde deste domingo, na Malásia. Discutimos de forma franca e construtiva a agenda comercial e econômica bilateral. Acertamos que nossas equipes vão se reunir imediatamente para avançar na busca de soluções para as tarifas e as sanções contra as autoridades brasileiras”, declarou Lula em postagem.

Veja os principais pontos do encontro

Em conversa com jornalistas logo após o encontro, o ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, afirmou que o presidente brasileiro voltou a abordar o tema do tarifaço, entre outros assuntos, ressaltando que “não havia tema proibido”.

Segundo o ministro, entre os pontos discutidos estão:

  • O pedido brasileiro de suspensão das tarifas impostas às exportações nacionais durante um período de negociação;
  • O brasileiro também mencionou a aplicação da Lei Magnitsky, defendendo a revisão de medidas aplicadas a autoridades brasileiras

Durante o encontro, Trump teria demonstrado simpatia com as reivindicações e elogiado a trajetória política de Lula, destacando “a recuperação após perseguições” e sua volta ao poder.

O Regional | Informação com Responsabilidade
Política, Polícia, Regional, Esporte, Entretenimento, Nacional

Redação: (88) 9.8196 .7462

Todos os Direitos Reservados  –  O Regional – Informação com Responsabilidade