A Canon anunciou que irá encerrar as atividades da sua única fábrica brasileira, localizada em Manaus, no Amazonas. De acordo com comunicado da empresa ao G1, a medida foi tomada pela Canon Japão, que responde pela unidade que empregava 43 pessoas.
O fechamento da unidade está previsto para julho deste ano, mas, segundo a nota, a Canon irá continuar no mercado brasileiro e o fechamento não irá afetar os serviços ou estratégias de venda da multinacional.
“Sendo assim, a Canon continua em plena atividade no Brasil, oferecendo seus produtos fotográficos, de impressão e imagem por sua loja virtual ou por sua equipe de campo”, disse.
De mesmo modo, a empresa diz que as áreas de atendimento ao cliente, garantia dos produtos e assistência técnica da Canon Brasil não serão afetadas.
No comunicado a empresa, inclusive, anunciou que nos próximos meses irá efetuar o lançamento de novos produtos no país.
“A Canon do Brasil mantém seus negócios no país inalterados e programa diversos lançamentos de produtos e serviços no país tanto na divisão de câmeras e impressoras para o cliente final como para o mercado de pequenas, médias e grandes empresas”, diz.
A Canon não é a primeira empresa de tecnologia a encerrar o funcionamento de fábricas no Brasil. Em setembro do ano passado, a Sony informou que também sairia da Zona Franca de Manaus.
Já neste ano, a LG decidiu encerrar as operações globais em celulares, no Brasil produzidos exclusivamente na unidade de Taubaté, em São Paulo, e transferiu o setor de monitores e notebooks para a fábrica de Manaus (AM).