O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva iniciou a semana realizando uma série de encontro com lideranças políticas no Ceará. O primeiro diálogo foi durante a manhã desta segunda-feira, 23, com o senador Tasso Jereissati (PSDB). A reunião aconteceu no escritório do tucano. A estratégia é atrair aliados e viabilizar a candidatura petista as eleições de 2022.
Tasso é cotado como possível candidatura de terceira via para 2022 dentro do PSDB. Em março deste ano, o senador comentou sobre uma possível disputa de Lula para a presidência. Em entrevista ao portal El País, ele considerou que o Brasil precisa de “uma grande lição de democracia” com a participação de “todas as correntes ideológicas”.
“Vou ser sincero. Eu gostaria até que o Lula concorresse. No momento que nós vivemos, precisamos de uma grande lição de democracia na próxima eleição. Defendo que todas as correntes ideológicas participem”, disse Tasso em entrevista.
Em maio deste ano, uma publicação da foto dos ex-presidentes Lula (PT) e Fernando Henrique Cardoso (PSDB) causou diferentes reações, aborrecendo também entusiastas de uma terceira via
para a eleição presidencial de 2022. O fato evidenciou que a proximidade entre os partidos ainda incomoda membros tucanos e encontra fortes divergências.
Nesta segunda, o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso (PSDB) disse, em entrevista ao jornal Correio Braziliense, que uma eventual volta de Lula à presidência da República seria “menos traumática” do que a reeleição de Jair Bolsonaro (sem partido). Em maio, ambos realizaram um encontro para discutir o cenário político.