Uma falha registrada no sistema interno do Facebook causou a queda das redes sociais associadas à empresa e serviços de mensagens, como WhatsApp, Instagram e Messenger, para milhares de pessoas ao redor do mundo. Em comunicado, a empresa informou que foi motivada por “alterações de configuração em roteadores que coordenam o tráfego de rede”. O caso aconteceu nesta segunda-feira, 4.
Os usuários ao redor do mundo ficaram cerca de seis horas impossibilitados de usar redes sociais pertencentes ao Facebook. A falha interna foi em decorrência de um defeito durante alteração em suas configurações. A plataforma informou também que não houve um ataque hacker nem vazamento de dados de usuários.
“Nossas equipes de engenharia aprenderam que as alterações de configuração nos roteadores de backbone que coordenam o tráfego de rede entre nossos data centers causaram problemas que interromperam essa comunicação. Essa interrupção no tráfego de rede teve um efeito cascata na maneira como nossos data centers se comunicam, interrompendo nossos serviços”, disse Santosh Janardhan, engenheiro de infraestrutura.
O apagão global afetou usuários e empresas que dependem diretamente de redes sociais como Facebook, Instagram e WhatsApp para se comunicar com amigos e clientes. A interrupção foi a maior já registrada pelo grupo de monitoramento da web Downdetector * .
Na nota, a empresa também aproveitou o momento para pedir desculpas “às pessoas e empresas em todo o mundo que confiam em nós todos os dias para se manterem conectadas”. O Facebook informou entender o impacto das interrupções na vida das pessoas e assumiu a responsabilidade de manter os usuários informados sobre interrupções nos serviços.
Leia a nota completa:
A todas as pessoas e empresas em todo o mundo que dependem de nós, lamentamos o transtorno causado pela interrupção de hoje em nossas plataformas. Temos trabalhado o máximo que podemos para restaurar o acesso e nossos sistemas estão funcionando novamente. A causa subjacente dessa interrupção também afetou muitas das ferramentas e sistemas internos que usamos em nossas operações diárias, complicando nossas tentativas de diagnosticar e resolver o problema rapidamente.
Nossas equipes de engenharia aprenderam que as alterações de configuração nos roteadores de backbone que coordenam o tráfego de rede entre nossos data centers causaram problemas que interromperam essa comunicação. Essa interrupção no tráfego de rede teve um efeito cascata na maneira como nossos data centers se comunicam, interrompendo nossos serviços.
Nossos serviços estão novamente online e estamos trabalhando ativamente para devolvê-los totalmente às operações regulares. Queremos deixar claro neste momento que acreditamos que a causa raiz dessa interrupção foi uma alteração de configuração com defeito. Também não temos evidências de que os dados do usuário tenham sido comprometidos como resultado desse tempo de inatividade.
Pessoas e empresas em todo o mundo confiam em nós todos os dias para se manterem conectadas. Entendemos o impacto que interrupções como essas têm na vida das pessoas e nossa responsabilidade em mantê-las informadas sobre interrupções em nossos serviços. Pedimos desculpas a todos os afetados e estamos trabalhando para entender mais sobre o que aconteceu hoje para que possamos continuar a tornar nossa infraestrutura mais resiliente.
– Santosh Janardhan, engenheiro de infraestrutura do Facebook.



