Após crise envolvendo ex-prefeito e facção, Santa Quitéria (CE) tem nova eleição neste domingo (26)

Os eleitores de Santa Quitéria, no Ceará, voltam às urnas neste domingo (26) para escolher o novo prefeito que comandará o município até 2028. Três candidatos disputam o cargo: Cândida Figueiredo (União Brasil), Dra. Lígia Protásio (PT) e Joel Barroso (PSB). A eleição suplementar ocorre em meio a um clima de tensão e coloca frente a frente aliados da base governista estadual.

O novo pleito foi determinado pelo Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE) após a cassação do prefeito eleito no município em 2024, José Braga Barrozo, o Braguinha (PSB), e do vice, Gardel Padeiro (PP), por abuso de poder político e econômico. Eles são acusados de receber ajuda da facção criminosa Comando Vermelho (CV) para a prática de compra de votos e para ameaças contra adversários.

Conheça os candidatos na eleição suplementar:

Cândida Figueiredo (União Brasil)

Ex-deputada estadual por três mandatos e ex-primeira-dama da cidade, Cândida é casada com Tomás Figueiredo (MDB), que ocupou a Prefeitura em dois períodos — entre 2005 e 2008 e entre 2017 e 2020. Ela é mãe da ex-vereadora Joana Figueiredo e do ex-deputado estadual João Jaime Figueiredo, atual diretor das Indústrias Nucleares do Brasil (INB), estatal vinculada ao Governo Federal.

Inicialmente, o médico e ex-secretário municipal da Saúde Diego Magalhães Timbó (MDB) seria candidato a vice-prefeito na chapa. Confirmado em convenção, ele renunciou no dia seguinte. O substituto, Anascélio Filho (MDB), também desistiu. Agora, o vice é Rafael Vaz (MDB).

Dra. Lígia Protásio (PT)

Após um mandato conturbado, marcado pelo rompimento com Braguinha e pelas idas e vindas judiciais do ex-aliado, a ex-vice-prefeita tenta retornar ao comando do Executivo. Entre 2020 e 2024, Lígia Protásio assumiu interinamente a Prefeitura em diversas ocasiões, em razão dos afastamentos judiciais do então prefeito.

Candidata ao cargo em 2024, ficou em terceiro lugar. Nesta disputa, tem como vice Rayana Bendor (PT), ex-secretária municipal da Proteção Social. A coligação reúne a Federação Brasil da Esperança (PT e PV), o Republicanos e o Solidariedade (SD).

Joel Barroso (PSB)

Em seu terceiro mandato como vereador, Joel decidiu seguir os passos do pai, Braguinha, e se lançar candidato a prefeito. Ele ocupa o cargo interinamente, por ser o presidente da Câmara Municipal no momento da cassação do prefeito e do vice, o que o colocou na linha sucessória.

O candidato a vice é o empresário da área de contabilidade e eventos Francisco Paiva (PP), conhecido como “Das Chagas”, ex-secretário de Cultura e de Saúde do município. A coligação é composta por PSB, Progressistas e Podemos.

CONFIRA OS HORÁRIOS DO DIA DA VOTAÇÃO

26/10/25

  • 8h: Início da votação.
  • 17h: Encerramento da votação.
  • Após as 17h: Emissão dos boletins de urna e início da apuração e da totalização dos resultados.

O Regional | Informação com Responsabilidade
Política, Polícia, Regional, Esporte, Entretenimento, Nacional

Redação: (88) 9.8196 .7462

Todos os Direitos Reservados  –  O Regional – Informação com Responsabilidade