Na tarde de quinta-feira, 25 de julho de 2024, por volta das 16h00, policiais militares do Batalhão de Policiamento de Rondas e Ações Intensivas e Ostensivas (BPRAIO) realizavam um patrulhamento no bairro Nova Aldeota, em Ipú, quando observaram um homem, identificado como Leonardo Pinto Teixeira, correr para dentro de uma residência ao avistar a viatura.
A equipe cercou a casa, localizada na Rua Airton Matos da Cruz. Durante a tentativa de fuga, um dos indivíduos arremessou tabletes de maconha prensada para o quintal da casa vizinha. Os policiais, ao entrarem na residência, confirmaram a presença dos entorpecentes.
O responsável pela casa, Pedro Henrique Passos Paulino, foi encontrado na laje da residência, em posse de uma pistola 9mm. Durante a operação, foi localizada outra arma de fogo enterrada, além de uma quantidade significativa de drogas.
Pedro Henrique Passos Paulino e Leonardo Pinto Teixeira foram detidos e, junto com os materiais apreendidos, foram encaminhados à delegacia de polícia civil de Tianguá, onde foi registrada a ocorrência.