Na noite de 4 de outubro de 2024, por volta das 23h, a equipe da VTR 123 realizava patrulhamento no Distrito de América, zona rural de Ipueiras, quando avistou diversos indivíduos em um bar. Os policiais iniciaram uma abordagem, ao fim da qual os presentes foram liberados. Um dos indivíduos, que conduzia uma caminhonete Amarok de placas OUA 5333, saiu em alta velocidade e realizou uma manobra conhecida como “cavalo de pau”.
Inicialmente, a equipe policial não conseguiu alcançar o condutor, mas, após breve patrulhamento, o veículo passou novamente em alta velocidade próximo à viatura. O motorista foi abordado e, por apresentar sinais de embriaguez, recebeu voz de prisão. Ele foi conduzido à Delegacia de Polícia Civil em Crateús e, posteriormente, levado à PEFOCE para a realização do exame de etilômetro, que registrou 0,46 mg/l de álcool no sangue.
O condutor, identificado como Israel Reis dos Santos, foi autuado por direção perigosa, conforme o Artigo 308 do Código Penal (Lei 2848), e por embriaguez ao volante, de acordo com o Artigo 306 do Código de Trânsito Brasileiro (Lei 9503).