O Brasil é o 10º país com maior percentual da população totalmente imunizada contra a Covid-19 no ranking das 193 nações do mundo. Com 24,6 milhões de pessoas vacinadas com as duas doses, o país tem 11,64% da população que completou a imunização contra a doença. O Brasil está atrás dos seguintes países: México, França, Itália, Alemanha, Estados Unidos, Reino Unido, Mongólia, Bahrain e do líder em vacinação, Israel. Os dados são da plataforma Our World in Data, ligado à Universidade de Oxford, e do site Localiza SUS, do Ministério da Saúde, coletados pelo Jornal O POVO nesta quinta-feira, 24.
Em cinco meses do Plano Nacional de Imunização (PNI) contra a Covid-19, coordenado pelo Ministério da Saúde (MS), iniciado em 17 de janeiro, mais de 91,5 milhões de pessoas foram vacinadas com pelo menos uma dose. Em relação à aplicação da D1, 67 milhões de pessoas receberam o imunizante, registrando 31% da população brasileira que aguarda a próxima dose para completar a imunização contra o vírus. De acordo com o MS, a pasta já distribuiu mais de 128 milhões de doses de vacinas contra a Covid-19 aos estados brasileiros. As vacinas CoronaVac, AstraZeneca, Pfizer e Janssen estão contemplando a imunização da população brasileira.
Vacinação nos estados
Na campanha de vacinação no Brasil, os 27 estados brasileiros iniciaram a aplicação da vacina contra a Covid-19. No levantamento* das regiões que mais aplicaram a segunda dose, estão Rio Grande do Sul, em primeiro lugar, com 14,93% da população imunizada, em seguida vem Mato Grosso do Sul (13,33%) e São Paulo (12,59%). O Ceará aparece em 7º lugar, com 11,85% das pessoas residentes no Estado completamente imunizados contra a doença.
Confira o ranking de vacinação por país