O Brasil se tornou o país das Américas com a maior taxa de mortes causadas por Covid-19 por milhão de habitantes depois de ultrapassar México, Peru e Estados Unidos. Na última sexta-feira (16), o coeficiente da mortalidade no País ficou em 1.735 óbitos por milhão de habitantes, enquanto o dos EUA fechou em 1.711 na mesma proporção.
Os dados são do site Our World in Data, da Universidade Johns Hopkins, e foram analisados pelo demógrafo José Eustáquio Alves, pesquisador e professor aposentado do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Os Estados Unidos ainda lideram em números absolutos, com a maior quantidade de mortes pela doença — 570 mil pessoas se foram em razão do novo coronavírus. O Brasil é o segundo, com 374.682, conforme o Ministério da Saúde.
No entanto, especialistas da Universidade de Washington (EUA) projetam que o País, pelo ritmo seguido pela Covid-19, deve ultrapassar os EUA em número absoluto de mortes no segundo semestre de 2021.
ESCALADA DE CASOS
Em 1.º de março, os Estados Unidos tinham 516 mil mortes; o Brasil, 256 mil (ou 50% do total americano). Já no dia 16 de abril, os Estados Unidos alcançavam 567 mil óbitos, ante 369 mil no Brasil (65% dos óbitos americanos).