Ceará encerra 2021 com chuvas abaixo da média e reservatórios em níveis críticos

O volume de chuvas registrado em 2021 no Ceará ficou 12,7% abaixo da normal climatológica prevista para o ano. É o que mostram os dados da plataforma Calendário de Chuvas, gerenciada pela da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme). No total, as oito macrorregiões do Estado atingiram média de 698 milímetros (mm), considerando o intervalo de doze meses. O volume de precipitações aguardado para o período era de 800 mm.

No recorte por divisão territorial, apenas o Cariri encerrou o ano com chuvas acima da média. A plataforma indica que o acumulado de eventos pluviométricos na região ao longo de 2021 foi de aproximadamente 976 mm, ante a 904 mm previstos, perfazendo um desvio positivo de 8%. Na outra ponta, o Litoral do Pecém teve precipitações pelo menos 25% abaixo do esperado, proporcionalmente o menor volume entre todas as regiões cearenses.

A Funceme ressalta que os números são parciais e ainda podem sofrer alterações até a consolidação do balanço anual, previsto para ser divulgado na segunda quinzena de janeiro. A instituição também deve anunciar, ainda este mês, os prognósticos para a quadra chuvosa, que se estende de fevereiro a maio. Nas projeções do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), durante o período o Ceará tem até 80% de chances de registrar chuvas acima da média.

O Regional | Informação com Responsabilidade
Política, Polícia, Regional, Esporte, Entretenimento, Nacional

Redação: (88) 9.8196 .7462

Todos os Direitos Reservados  –  O Regional – Informação com Responsabilidade