O Estado do Ceará deu início, nesta segunda-feira, 31, à campanha de vacinação contra a influenza (gripe). A ação foi antecipada em uma semana, já que a data oficial da campanha nacional está marcada para 7 de abril. A meta é vacinar 3,6 milhões de cearenses.
De acordo com a Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), a vacinação é a melhor estratégia de prevenção contra a influenza, ajudando a reduzir o agravamento da doença, as internações e o número de óbitos. “A vacinação possui capacidade de promover imunidade durante o período de maior circulação dos vírus”, destacou a pasta em nota técnica.
O Ceará recebeu mais de 800 mil doses do imunizante para o início da campanha e espera atingir a meta de vacinação estabelecida.
Público-alvo da vacina
A partir deste ano, a vacina contra a gripe passa a integrar o Calendário Nacional de Vacinação para crianças de 6 meses a menores de 6 anos (5 anos, 11 meses e 29 dias), idosos a partir de 60 anos e gestantes.
Seguirá também uma estratégia especial para grupos prioritários, incluindo trabalhadores dos Correios, que foram recentemente adicionados à lista de imunização.
Além desses, também devem receber a vacina os seguintes grupos:
- Gestantes;
- Puérperas;
- Povos indígenas e quilombolas;
- Trabalhadores da saúde e professores;
- Pessoas com deficiência permanente;
- Pessoas com comorbidades;
- Adolescentes em medidas socioeducativas;
- População privada de liberdade e funcionários do sistema prisional;
- Agentes das forças armadas, segurança e salvamento;
- Pessoas em situação de rua;
- Trabalhadores do transporte coletivo rodoviário, caminhoneiros e trabalhadores portuários.