Mesmo com os riscos altos ou altíssimos para contaminação da Covid-19, os maiores municípios comandados pela oposição ao Governo do Estado no Ceará não aderiram ao lockdown. Em Caucaia, Maracanaú e São Gonçalo do Amarante, estabelecimentos que prestam serviços não essenciais podem continuar funcionando com restrições.
Em Juazeiro do Norte, não há restrições municipais para o comércio da cidade desde o dia 19 de fevereiro. Ou seja, o município segue apenas as normas gerais determinadas pelo Estado, sem horário reduzido ou limitação específica para o funcionamento de lojas, restaurantes, balneários, entre outros estabelecimentos não essenciais.
Na quarta-feira (3), o governador Camilo Santana (PT) recomendou que os municípios com níveis de alertas “alto” ou “altíssimo” para a Covid-19 aderissem ao lockdown até o dia 18 de março, assim como Fortaleza. A medida, no entanto, não é obrigatória para as demais cidades, e o decreto suspende a abertura de estabelecimentos não essenciais ao público apenas na Capital.
Ao todo, dos 184 municípios cearenses, apenas quatro (Russas, Pereiro, São João do Jaguaribe e Alto Santo) não estão com níveis de alertas “alto” ou “altíssimo” para a doença. Os dados são da Secretaria da Saúde do Estado (Sesa), referentes às semanas epidemiológicas 7 e 8, isto é, entre os dias 14 a 27 de fevereiro.