Dia Mundial do Diabetes: condição afeta 537 milhões de pessoas no mundo

O Dia Mundial do Diabetes, celebrado nesta segunda-feira, 14 de novembro, é uma forma de lembrete de que a doença afeta 537 milhões de pessoas no mundo, conforme dados da Federação Internacional de Diabetes divulgados no ano passado. No Brasil, estimativas da Sociedade Brasileira de Diabetes (SBD) somam 16,8 milhões de pessoas acometidas pela condição no mesmo período.

Ainda em 2021, de acordo com o Atlas da Diabetes, da Federação Internacional de Diabetes, 6,7 milhões de pessoas morreram no mundo em decorrência da doença. Já no Brasil, foram contabilizadas mais de 214 mil mortes, de pessoas com idades entre 20 e 79 anos. A patologia também foi responsável por 2,8% das mortes de pessoas com menos de 60 anos no País.

Doutor Tiago Lima Sampaio, professor do Departamento de Análises Clínicas e Toxicológicas da Universidade Federal do Ceará (UFC), explica que o diabetes é causado pela produção insuficiente ou má utilização de insulina, hormônio responsável por regular a glicose no sangue e garantir energia para o organismo. O especialista também explica que a doença possui causas multifatoriais.

“É uma doença de causas multifatoriais, mas que acarreta um denominador comum, que é o aumento da quantidade da glicose, ou seja, de açúcar no sangue. Daí provém o “nome completo” da doença, que é diabetes mellitus (…) De forma geral, existe uma definição básica que subclassifica o diabetes mellitus em tipo 1 e tipo 2“, esclarece Dr. Tiago.

 

O Regional | Informação com Responsabilidade
Política, Polícia, Regional, Esporte, Entretenimento, Nacional

Redação: (88) 9.8196 .7462

Todos os Direitos Reservados  –  O Regional – Informação com Responsabilidade