A cada quatro anos, as eleições municipais chegam para definir a escolha de prefeitos, vice-prefeitos e vereadores em cidades ao redor do Brasil. Ao todo, as 27 capitais e o Distrito Federal também dependem da população local na definição de seus representantes.O processo eleitoral prevê a vitória do candidato que alcançar mais da metade dos votos válidos, excluindo nulos e brancos.
Na prática, a numeração equivale a 50% mais um voto, com chances de segundo turno caso ninguém alcance a porcentagem em cidades com mais de 200 mil habitantes.
Quando será a próxima eleição para prefeito?
A próxima eleição para o cargo de prefeito nos municípios terá o primeiro turno no dia 6 de outubro. Nessa data, eleitoras e eleitores voltarão às urnas para escolher prefeitos e vereadores nos 5.568 municípios brasileiros.
Em caso de segundo turno, o último domingo do mês (outubro) pode ser escolhido.
Eleições 2024: como funcionam?
Em outubro de 2024, a escolha para o cargo de prefeito será definida a partir do candidato que receber 50% mais um voto da população. O segundo turno só acontece em cidades com mais de 200 mil habitantes, onde a maioria dos votos válidos indicará o novo representante.