O candidato a governador do Ceará Capitão Wagner (UB) concentrou as atividades de campanha deste sábado, 24, no Sertão de Crateús. Durante visita a Crateús e Novo Oriente, o político defendeu o aumento do efetivo policial como uma das medidas para fortalecer o combate às facções criminosas e a diminuição dos índices de violência no Estado.
Segundo Wagner, a ideia é implantar, se eleito, um policiamento fixo nos distritos com até três mil habitantes, ainda no primeiro ano de governo. Para isso, ele diz que as forças de segurança necessitam da contratação de 1,2 mil novos agentes de segurança. “Existe um concurso da Polícia Militar que está em andamento nesse momento. Só falta o governador chamar os aprovados, colocar no curso de formação, que dura em média quatro a cinco meses. Terminando esse curso, nós botamos esse pessoal para trabalhar”, ressaltou.
As declarações do candidato ocorreram durante entrevista ao programa “Falando Francamente”, da Rádio Poty, em Crateús. Durante o encontro, o candidato do União Brasil disse que há a dificuldade de realizar prisões em flagrante nos municípios do interior, pois a ação necessita ser feita em uma central, fazendo com que as viaturas tenham de se deslocar até outras localidades. Como solução, o político defende que é preciso investimentos em mecanismos tecnológicos.
“Tem uma modalidade que o governo criou que eu acho até exitosa, que é fazer o flagrante de forma virtual: o delegado a distância, com o inspetor e o escrivão ali perto. Então, tem que usar a tecnologia para avançar”, ressalta o político, acrescentando que a ação tem de ser somada à contratação de novos profissionais nessas áreas.
Entretanto, o candidato ao Palácio da Abolição afirmou que o problema da criminalidade não deve ser resolvido apenas com repressão policial. Ele ressalta que é necessário desenvolver ações que gerem emprego e renda. Nesse ponto, ele defende investimentos na capacitação de jovens para atuar na área tecnológica, como por exemplo, na criação de jogos, aplicativos e atividades de programação.