Começa, nesta segunda-feira, 15 de abril, o período para solicitar a isenção da taxa de inscrição no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2024. O prazo se estende até 26 de abril e também vale para as justificativas de ausência na edição de 2023.
O cronograma e as regras foram estabelecidos em edital, que está disponível no portal do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Nos anos anteriores os candidatos sem isenção da taxa pagaram R$ 85.
Enem 2024: quem pode pedir isenção da taxa de inscrição?
Quem quer solicitar a taxa de isenção deve se encaixar nos seguintes perfis estabelecidos:
- Alunos matriculados na 3ª série do ensino médio (neste ano de 2024), em escola da rede pública declarada ao Censo Escolar.
- Quem fez todo o ensino médio em escola pública ou como bolsista integral em escola privada, desde que tenham renda familiar per capita igual ou inferior a 1,5 salário mínimo.
- Pessoas em situação de vulnerabilidade socioeconômica por serem membros de família de baixa renda – com registro no Cadastro Único (CadÚnico) para programas sociais do governo federal.
Enem 2024: onde e como solicitar isenção da taxa de inscrição?
Quem se enquadra nos perfis estabelecidos pode pedir a isenção pela Página do Participante, com o login único do Gov.br. Quem não lembrar a senha da conta pode recuperá-la a partir das orientações da própria plataforma.