Foi tranquila a chegada dos candidatos para o segundo dia de provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2022, neste domingo, 20, no campus Itaperi da Universidade Estadual do Ceará (Uece), em Fortaleza. O local é um dos que recebem maior número de inscritos na Capital. Para evitar atrasos, maioria dos participantes se antecipou à abertura dos portões.
A entrada foi liberada ao meio-dia, mas por volta das 11 horas já havia candidatos no local. Um dos primeiros a chegarem foi o estudante Gabriel Lucas Silva, 23, que presta o exame pelo quarto ano consecutivo. “Eu moro bem próximo daqui e sou sempre desleixado com horários, então procuro vir o mais cedo possível para não acontecer nada de errado”.
Aluno do curso de Economia na Universidade Federal do Ceará (UFC), Gabriel escolheu o Enem como caminho para ingressar na graduação de Psicologia. Veterano na prova, ele aponta o que mudou no formato do exame deste ano em relação às edições anteriores. “Dessa vez foi muito mais interpretativo o primeiro dia. Teve muito menos conteúdo denso e foi muito mais interpretativo e cansativo também pela quantidade de textos”, avaliou.
Ansiedade e otimismo
Candidatos prestes a concluir o ensino médio eram maioria entre os inscritos que chegavam ao campus da Uece para o segundo dia do exame. Muitos tentavam controlar a ansiedade, mas no geral o clima era de bastante confiança. O estudante Rodrigo Barbosa, 17, por exemplo, disse ter se preparado o suficiente para fazer uma prova à altura do seu objetivo: entrar no curso de medicina veterinária.
“Me esforcei bastante. Praticamente oito ou nove horas todos os dias estudando, por isso me sinto bem preparado”, pontuou.