O Governo do Ceará determinou através de decreto que o uso de máscara N95/PFF2 e modelos semelhantes passam a ser obrigatórios para trabalhadores da área da Saúde e funcionários de farmácias, supermercados e escolas, locais que mantêm contato direto com o público. O objetivo da medida, que entra em vigor nesta segunda-feira, 24, é reforçar a prevenção contra a Covid-19, e leva em consideração o potencial de transmissibilidade da variante Ômicron.
O uso de máscaras é importante para prevenção da Covid-19, uma vez que o vírus se propaga por meio de pequenas gotículas jogadas no ar por pessoas infectadas. Sem a proteção adequada, essas partículas entram em contato com nossas vias aéreas e em pouco tempo o coronavírus se multiplica por todo nosso corpo. Usar máscara, portanto, é benéfico tanto para si mesmo quanto para as pessoas ao seu redor.
N95/PFF2 a melhor opção contra Covid-19
Mas qual a melhor opção? E por que o Governo do Estado recomendou em decreto a máscara N95/PFF2? Christianne Takeda, infectologista do Hospital São José explica: “Elas protegem bem mais que a máscara cirúrgica e a máscara de tecido. As máscaras N95 e a similar dela no País, que é a PFF2, protegem a gente contra aerossóis. Que são partículas muito pequenininhas, do tamanho de um grão de poeira. E mesmo uma coisa bem pequena ela consegue filtrar, porque ela tem várias camadas pra fazer essa proteção”, disse.
Guilherme Henn, médico infectologista e presidente da Associação Cearense de Infectologia, afirma que a máscara N95/PFF2 é o melhor filtro que existe. “É a máscara que melhor encaixa no rosto e não deixa espaços nas laterais, nem por cima ou por baixo, locais por onde as partículas com o vírus podem entrar”, explicou.