Escola Estadual agrícola de Ipueiras é uma das melhores do Brasil no Ideb

Uma escola cearense formada, em maioria, por filhos de agricultores tem o segundo melhor Ensino Médio do Brasil. A Escola Família Agrícola (EFA) Padre Eliésio dos Santos fica no distrito de Balseiros, em Ipueiras, a cerca de 298 km de Fortaleza; e alcançou um Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) de 7,5. A nota máxima é 10. Considerando todas as escolas públicas, a EFA é a melhor unidade estadual do País, pois sua nota fica atrás somente da Escola Preparatória Cadetes do Ar, de Barbacena (MG), que é federal.

O resultado foi divulgado na última quarta-feira (14) e colocou em destaque uma instituição estadual que aposta na proximidade entre campo, família e escola como trunfo para bons resultados. Funcionando com modelo de “internato”, a EFA criada em 2017 é uma “escola-piloto” no Ceará, como descreve a diretora, Lucélia Galvino, em entrevista ao Diário do Nordeste.

“Somos a única EFA mantida pelo Estado do Ceará. Por isso, temos nos esforçado bastante pra ter resultado, porque precisamos ser referência. É uma escola-piloto, pra ser ampliada, precisa dar certo”, pontua, após brincar que “não dá nem tempo de comemorar, já é preciso pensar na próxima meta”.

O difícil não é conseguir um bom resultado, é mantê-lo. É uma alegria muito grande saber que a escola do campo está tendo espaço, que a educação do campo pode estar entre as melhores do Brasil. Isso pra nós que somos filhos de agricultores é uma vitória. diz Lucélia Galvino Diretora da EFA Padre Eliésio dos Santos.

A EFA adota a “Pedagogia da Alternância”, que, como explica o Ministério da Educação (MEC), “é um método que busca a interação entre o estudante que vive no campo e a realidade dele no cotidiano, de forma a promover constante troca de conhecimentos entre o ambiente de vida e trabalho e o escolar”.

Estudante do 2° ano do Ensino Médio, Suzane mora no distrito de Nova Fátima, em Ipueiras, e estuda na EFA desde 2023. Decidiu que cursaria o ensino médio por lá pouco depois de visitar a escola e “se apaixonar” pelo formato de funcionamento.

“É muito diferente das escolas tradicionais, inclui mais os alunos, dá mais destaque, amparo. Com a alternância, temos o acompanhamento personalizado. Percebi que era isso que eu precisava pra mim, consigo absorver bastante conhecimento”, diz.
A adolescente lembra que a adaptação com o novo formato, no qual fica longe de casa por uma semana, “foi muito tranquila”. “Consigo ter tempo pra mim, pra minha família, meus estudos, e desenvolver minhas habilidades. E compartilhar isso com os outros”, analisa Suzane.

Questionada se o modelo de alternância repercute nos resultados acadêmicos, a adolescente é categórica: “ajuda bem mais do que o modelo tradicional. No modelo tradicional, a pessoa praticamente não vive, estuda de maneira sistemática, pra fazer uma prova e passar. Aqui me prepara pra vida, pro mercado”, opina.

Apesar de o curso técnico em Agropecuária “não bater muito” com a carreira que quer seguir, a estudante garante que a metodologia da escola em si é uma formação à parte. “A EFA me ajudou a me comportar em debate, construir minha opinião, ter uma tese e saber defender”, contextualiza Suzane.

IDEB NO CEARÁ
A EFA Padre Eliésio dos Santos, que alcançou 7,5 no Ideb no ensino médio, é uma exceção dentro da realidade geral do Ceará. O Estado se destaca nos índices de desempenho no ensino fundamental, mas despenca nos rankings em se tratando dos anos finais do ensino básico.

Nesta etapa, o Ceará não atingiu o patamar desejado em 2023. A meta nacional era de 5,2, mas nenhum estado obteve sucesso. O Ceará ficou com nota 4,3, a mesma de dois anos atrás e inferior aos 4,4 de 2019.

Para o ministro da Educação, Camilo Santana, isso é reflexo da realidade desigual que os adolescentes enfrentam em paralelo à vida escolar. “O desafio é não perder quem entra na escola. Perdemos 30% dos estudantes no Ensino Médio. Precisamos garantir equidade e a inclusão de regiões mais distantes, principalmente as mais pobres”, destacou.

COMO É CALCULADO O IDEB?
A média padronizada dos estudantes é obtida a partir das proficiências médias em Língua Portuguesa e Matemática alcançadas na Prova Brasil ou no Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb).

A nota é utilizada como indicador de qualidade educacional desde 2005. Em 2007, entraram em vigor metas a serem alcançadas a cada nova edição, divulgada a cada dois anos pelo Inep. Contudo, elas só foram estabelecidas até 2021.

PARA QUE SERVE O IDEB?
O Ideb auxilia no monitoramento do sistema de ensino do País através do diagnóstico e norteamento de ações políticas. Ele contribui para:

detectar escolas e/ou redes de ensino cujos alunos apresentem baixa performance em termos de rendimento e proficiência;
monitorar a evolução temporal do desempenho dos alunos dessas escolas e/ou redes de ensino;
direcionar programas para promover o desenvolvimento educacional de redes de ensino em que os alunos apresentam baixo desempenho.

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