Estar solteiro pode aumentar risco de morte em pessoas com problema cardíaco, diz estudo

Uma pesquisa recente realizada no Hospital Universitário de Würzburg, na Alemanha, apontou um fator de risco de morte para pacientes com problemas cardíacos: o estado civil. De acordo com o estudo, pessoas com insuficiência cardíaca solteiras correm maior risco de morte do que pessoas casadas com a mesma condição. O motivo desta condição seria porque o apoio social no manejo do tratamento é apontado como fator para a “proteção” oferecida pelo matrimônio. As informações são do jornal O GLOBO.

O estudo incluiu 1.022 pacientes internados por insuficiência cardíaca descompensada entre 2004 e 2007. Destes, 1.008 forneceram informações sobre o estado civil: 633 (63%) eram casados e 375 (37%) solteiros, incluindo 195 viúvos, 96 nunca casados e 84 separados ou divorciados. Os participantes foram acompanhados por dez anos.

“A conexão entre casamento e longevidade indica a importância da sociedade”, afirmou em comunicado Fabian Kerwagen, autor do estudo e pesquisador do Centro de Insuficiência Cardíaca Abrangente do Hospital Universitário de Würzburg.

 

O Regional | Informação com Responsabilidade
Política, Polícia, Regional, Esporte, Entretenimento, Nacional

Redação: (88) 9.8196 .7462

Todos os Direitos Reservados  –  O Regional – Informação com Responsabilidade