O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2021 ainda não tem data oficial para acontecer. O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) informou nessa quinta-feira, 13, que finaliza o cronograma da prova e está “engajado” para que o exame seja realizado ainda neste ano. A autarquia também garantiu que existe orçamento para a prova. Estudantes e gestores escolares, no entanto, avaliam que a indefinição do cronograma até agora cria cenário de incerteza.
O Enem ocorre geralmente em outubro ou novembro e reúne milhares de estudantes em todo o Brasil. A prova é a principal porta de entrada para o ensino superior no País. A estudante Rebeca Sales Mota, 17, da Escola de Ensino Fundamental e Médio (EEFM) Dr. Gentil Barreira, em Fortaleza, opina que existe um descaso do governo com a educação evidenciado pela indefinição do cronograma do Enem 2021.
“O que nos causa insegurança, ansiedade e até desânimo para estudar. Nunca somos tratados como prioridade, como deveríamos ser”, acrescenta. Para Rebeca, as datas deveriam ser pensadas em conjunto com os estudantes e adaptadas de acordo com a realidade do momento. A aluna pretende ingressar no curso superior de Direito com a nota do Exame.