Com 141 votos entre os 200 delegados, Evandro Leitão foi confirmado candidato do PT a prefeito de Fortaleza. Houve 58 abstenções — número de delegados da chapa de Luizianne.
A ex-prefeita e deputada federal Luizianne Lins retirou a pré-candidatura a prefeita de Fortaleza pelo PT. Três das cinco pré-candidaturas haviam sido retiradas mais cedo.
No encontro municipal deste domingo, o grupo de Luizianne pediu tempo para mais conversas. E se reuniu com os delegados.
Evandro, por sua vez, fez elogios a Luizianne. “Ressaltar o seu trabalho e deixar meu reconhecimento à deputada Luizianne Lins”, disse, diplomático.
Eram também pré-candidatos Larissa Gaspar, Artur Bruno, que havia antecipado que retiraria candidatura, e o próprio Guilherme. Mas, eles não levaram as postulações ao encontro.
O evento ocorreu a portas fechadas no hotel Oásis Atlantico, na avenida Beira Mar.
A decisão do PT
A primeira etapa do processo interno do partido aconteceu há 15 dias, em 7 de abril. Quase seis mil filiados compareceram às urnas para votar nas chapas.
Evandro confirmou favoritismo e conseguiu 118 delegados, com o apoio de quatro chapas. Os grupos foram articulados por nomes de peso como os deputados federais José Airton e José Guimarães, líder do Governo Lula na Câmara dos Deputados.
Individualmente, a chapa que apoia Luizianne Lins foi a mais votada, com 1.686 votos, convertidos em 58 delegados. Mas, Evandro teve apoio de quatro chapas que, somadas, conseguiram mais da metade dos delegados (3.445). Ele somou 59% dos votos.
O deputado estadual em exercício e vereador licenciado Guilherme Sampaio conseguiu eleger 20 delegados. Larissa Gaspar teve 4. O assessor especial Artur Bruno não apresentou chapa.