Fiocruz é escolhida pela OMS para desenvolver nova vacina contra Covid-19

A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) foi selecionada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) para desenvolver uma nova vacina contra a Covid-19. A escolha foi divulgada nesta terça-feira, 21. O imunizante, produzido pelo Instituto de Tecnologia em Imunobiológicos (Bio-Manguinhos), pertencente à Fiocruz, já se encontra em estágio pré-clínico. Segundo a presidente da Fundação, Nísia Trindade Lima, ainda não tem data prevista para que a vacina seja distribuída à população.

A nova vacina da Fiocruz utiliza tecnologia de RNA mensageiro. A escolha foi resultado de uma chamada mundial, lançada em 16 de abril de 2021, com o objetivo de aumentar a produção e o acesso às vacinas contra a Covid-19 nas Américas. Cerca de trinta empresas e instituições científicas latino-americanas participaram. O processo de escolha foi realizado por comitê de especialistas independentes (PDVAC). Além da Fiocruz, outra proposta, localizada na Argentina, também foi selecionada.

Segundo a OMS, Bio-Manguinhos/Fiocruz foi escolhido por conta de sua longa tradição na produção de vacinas e dos avanços apresentados para o desenvolvimento de uma vacina inovadora de mRNA contra a Covid-19. A vacina candidata é baseada na tecnologia de RNA auto-replicativo. Essa tecnologia demanda menos necessidades produtivas, atingindo uma escala em termos de doses superior a de outras vacinas de mRNA. Isto permite que o seu custo seja inferior ao de outras vacinas semelhantes, possibilitando a ampliação ao seu acesso.

O Regional | Informação com Responsabilidade
Política, Polícia, Regional, Esporte, Entretenimento, Nacional

Redação: (88) 9.8196 .7462

Todos os Direitos Reservados  –  O Regional – Informação com Responsabilidade