Na manhã desta sexta-feira, 11 de outubro de 2024, o apicultor Zé Abil, de 39 anos, foi morto a tiros na localidade de Campos, zona rural de Nova Russas. Casado e pai de dois filhos, Zé Abil foi vítima de uma emboscada enquanto se dirigia para colocar água em colmeias de abelhas. Ele foi alvejado por dois disparos de espingarda de cartucho.
Na manhã deste sábado, 12 de outubro, policiais militares da Força Tática e do BPRAIO prenderam o principal suspeito do crime, Antônio Pires Magalhães, de 60 anos, em sua residência na localidade de Cachoeirão, próxima à região onde ocorreu o homicídio. Durante a ação, uma espingarda foi apreendida.
Antônio teria confessado a autoria do crime, alegando que já havia uma desavença entre ele e a vítima. Segundo o acusado, Zé Abil costumava invadir sua propriedade sem permissão e cometia furtos. Antônio foi conduzido à Delegacia de Polícia Civil, onde foi autuado em flagrante por posse ilegal de arma de fogo. No entanto, o procedimento referente ao homicídio será realizado por portaria.