Um grande exercício militar mobilizou soldados, veículos e navios na Orla da capital cearense, na tarde desta terça-feira (25). O Porto do Mucuripe foi palco de uma das etapas da operação “Jeanne d’Arc”. Iniciada no sábado (22), a ação da Marinha do Brasil foi apoiada pela Marinha Nacional Francesa (MNF) e pela Brigada Anfíbia da França — responsáveis por ações do mesmo tipo na Europa.
Desde o início das ações, o treinamento mobilizou cerca de 1.200 militares — sendo 600 brasileiros e 600 franceses — e envolveu uma série de treinamentos navais, terrestres, aeronavais e de fuzileiros navais.
Veja fotos:





A praia Mansa e o próprio porto do Mucuripe foram palcos de simulações de evacuações de tropas, interceptações de embarcações, escolta marítima e aérea e avanço sobre terra.
Toda operação contou aparato naval aéreo e terrestre, em uma força tarefa combinada com militares franceses, tendo como objetivo o aprendizado e o aprimoramento de forças para a defesa do litoral brasileiro.
Veículos de guerra no ar e no mar
Para esta operação, foram destacadas embarcações de grande porte e alto poder estratégico, como o Navio Doca Multipropósito Bahia (NDM Bahia), o Porta-Helicópteros Anfíbio Mistral (L9013), e a Fragata Surcouf (F711).
Também participaram helicópteros UH-15 Super Cougar, veículos blindados como o Carro Lagarta Anfíbio (CLAnf) e sistemas de artilharia como a Bateria de Lançadores Múltiplos de Foguetes (LMF) ASTROS, adaptada com o Míssil Antinavio Nacional de Superfície (MANSUP).