Na madrugada deste domingo (08), por volta das 00h15, um crime violento foi registrado na Rua Doutor Júlio Lima, número 1076, no Centro de Crateús. Maria Arruda Mendonça de Lima, conhecida como Fátima, de 67 anos, foi assassinada dentro de sua residência com golpes de faca e marteladas na cabeça. O autor do crime, segundo informações, foi seu genro Elivaldo Martins Lima, de 49 anos, ajudante, residente no mesmo endereço.
Após cometer o homicídio, Elivaldo Martins teria tentado suicídio com uma faca. Durante a chegada da Polícia Militar ao local, ele tentou investir contra os policiais, que, em resposta, efetuaram um disparo que atingiu a perna do acusado. Elivaldo foi socorrido e levado ao Hospital São Lucas, enquanto o corpo de Maria Arruda Mendonça de Lima foi encaminhado ao Instituto Médico Legal (IML) de Crateús.
Antes de matar a sogra, o acusado teria agredido sua ex-companheira, Maria Tatiane Arruda Mendonça, de 42 anos, filha da vítima, com uma tentativa de enforcamento. De acordo com informações apuradas, Elivaldo não aceitava o fim do relacionamento com Maria Tatiane e a teria encontrado na rua, onde a agrediu fisicamente.
Após o ataque à ex-companheira, Elivaldo se dirigiu à residência de Maria Arruda Mendonça, onde, após derrubar o portão, iniciou a agressão que resultou na morte de sua sogra. O sogro de Elivaldo teria deixado o local para chamar o filho e, ao retornar, o crime já havia ocorrido.
A perícia forense esteve no local e apreendeu os instrumentos utilizados no crime, incluindo um martelo e uma faca. O acusado foi autuado por feminicídio, tentativa de homicídio contra policiais e lesão corporal contra a ex-companheira. Ele permanece sob custódia no hospital.
A Polícia Militar tentou negociar com o acusado por um tempo antes de efetuar a prisão, enquanto ele ameaçava tirar a própria vida e investia contra os policiais.