Após quase um ano e inúmeras reclamações de pessoas que necessitavam de cirurgias o Hospital e Maternidade Otacílio Mota de Ipueiras voltará a fazer cirurgias.
O anúncio foi feito pelo vereador de situação Sérgio Alves (MDB) na última quinta-feira durante mais uma sessão ordinária da Câmara, principalmente após campanhas em redes sociais, realização de bingos e inúmeras denúncias por vereadores de oposição que apontavam como principal motivo a paralisação na realização de cirurgias em Ipueiras desde janeiro deste ano.
Segundo levantamento, em 2020, eram realizadas aproximadamente 30 cirurgias por mês no hospital de Ipueiras. Com base nesse número, a falta desse serviço deixou de atender a aproximadamente 200 pacientes que sofreram pela precariedade de atendimento público para cirurgias simples como retirada de sinais ou de maior complexidade como cesariana, hérnia, vesícula ou histerectomia.
Sobre os partos, a situação aponta ser ainda mais grave. Em áudios amplamente compartilhados via WhatsApp, familiares lamentam o fato dos filhos não estarem nascendo em Ipueiras e sim em outros municípios com melhor estrutura de saúde como Nova Russas ou Croatá.
Segundo o vereador, o HMOM voltará a realizar cirurgias ainda neste mês de novembro.



