O Ministério Público do estado do Ceará recomendou nesta segunda-feira (07) que a Secretaria Municipal de Saúde priorize a aplicação da vacinação de pessoas com comorbidades, pessoas com deficiência, gestantes e puérperas.
O MP também recomendou que seja promovido em todas as unidades básicas de saúde de Ipueiras até o dia 18 de junho pelo menos dois dias de mutirão em cada posto de saúde, com disponibilização de profissional médico para a avaliação dos entre 18 e 59 anos que alegam possuir comorbidade prevista no Plano Nacional de Imunização. No documento a Promotoria de Justiça também determina que a divulgação do mutirão seja realizada nas redes sociais e site do município de Ipueiras até 48hs antes do evento.
Nas medidas também consta que as Agentes comunitárias de saúde e demais profissionais sejam incentivados a realizarem busca ativa de pacientes com acompanhamento ou conhecimento de comorbidades, entre 18 e 59 anos e procurarem a UBS mais próxima, nos dias designados para o mutirão, para consulta e avaliação e, se for o caso, que obtenha seu atestado médico para vacinação da COVID-19. O MP ainda recomenda que se proceda o início da vacinação do público em geral com a vacinação de pelo menos 90% dos pacientes com comorbidades já tenham sido vacinados.
Veja abaixo a recomendação do MP.
[dflip id=”5292″ ][/dflip]