Em meio ao pior momento da pandemia, ao que parece, o Município de Ipueiras não possui testes rápidos para detecção de covid-19. É o que se relata em um áudio amplamente divulgado nas redes sociais nesta quarta-feira em que uma usuária do serviço de saúde do município relata que o seu vizinho, em consulta médica, foi encaminhado para realizar o teste que detecta a doença. Segundo o relato, ao chegar no Hospital de Campanha, foi avisado da falta de testes sem previsão para chegada.“É muito triste! Eu queria que as autoridades tomassem conhecimento sobre isso.” afirma.
Nas clínicas particulares do Município um teste rápido que detecta o coronavírus tem uma média de preço de R$ 120,00. Segundo informações colhidas pela nossa reportagem, tem sido grande a procura por testes nos últimos dias.
Veja abaixo os áudios que circulam no Whatsapp.
Em uma comunidade de Ipueiras há relatos através de redes sociais que “vaquinhas” foram feitas para pagar dois testes rápidos de covid-19. Segundo informações compartilhadas de áudio, os testes teriam sido feitos para que os pacientes, até então suspeitos, pudessem ficar em isolamento social para não contaminar o resto da área. Os pacientes positivaram para a doença.
Segundo informações, 14 pacientes estão internados com covid-19 no Hospital e Maternidade Otacílio Mota, em Ipueiras, todos em uso de oxigênio. O município enfrenta uma das piores ondas de infecção da doença estando com risco altíssimo de contaminação segundo o sistema IntegraSUS do Governo do Estado. No meio dos vários comentários sobre os casos nos grupos de whatsapp, a população cobra ações concisas do poder público no combate ao Covid-19. “Ao que parece a saúde de Ipueiras está na UTI.” Comentou um dos internautas.
Segundo informações em um áudio de um radialista de um município vizinho a Ipueiras no último dia 17 de Maio, o município de Ipueiras já recebeu trezentos e vinte e quatro mil oitocentos e trinta e nove reais e dezoito centavos de para investimentos no combate à Covid-19.