A Prefeitura de Ipueiras homologou na última semana a compra de R$ 5.402.795,56 em valor global de gêneros alimentícios destinados ao programa de merenda escolar. O que chamou atenção dos ipueirenses e foi amplamente compartilhado nas redes sociais neste final de semana foi o fato de que os produtos não foram adquiridos no comércio de Ipueiras. A empresa vencedora do pregão é do município de Carnaubal-CE, FJ Mendes da Costa.
A compra milionária em outro município despertou novamente um sentimento de indignação em alguns comerciantes locais pelo fato do atual prefeito não estar cumprindo uma de suas veementes propostas de campanha, defendidas com entusiasmo durante o último pleito que era de comprar dos comerciantes de Ipueiras. De imediato, começou a surgir em grupos de WhatsApp vídeos do atual chefe do executivo prometendo mudar a então realidade do comércio local. “A partir do dia 1º de janeiro de 2021, 100% do que for possível adquirir dentro do comércio de Ipueiras será adquirido aqui.” Destacou o então candidato Júnior do Titico em uma live. Clique aqui para ver o vídeo
Dentre várias outras propostas que não foram cumpridas pelo atual gestor ainda está a criação de uma comissão para ajudar os comerciantes locais a se “adequarem aos parâmetros” para vender para a prefeitura. Promessa que também não foi cumprida.
Não é a primeira vez que a Prefeitura deixa de prestigiar o comércio local. Na grande maioria dos processos de compra da prefeitura, raramente uma empresa do município é escolhida para fornecer produtos ou serviços.
EM TEMPO
Não é de hoje que os comerciantes locais estão passando por dificuldades. Quem visita o comércio de Ipueiras percebe que a economia local vem passando o seu pior momento, principalmente pela falta de incentivo do poder público. Atrasos na folha de pagamento de alguns setores da administração pública, a falta de pagamentos de incentivos como os das agentes de saúde, a não realização de eventos tradicionais como foi o caso recente do Réveillon impacta diretamente na geração de renda da cidade.



