Em meio a proliferação da variante Ômicron do coronavírus no Ceará, a sinalização de risco de 3ª onda e o aumento dos casos de Covid-19 e influenza, os postos de saúde da rede pública de saúde de Ipueiras estão fechados e com atendimentos suspensos desde o dia 23 de dezembro.
A decisão tem preocupado a população do município principalmente os pacientes do interior que estão se deslocando até o Hospital Municipal para conseguir um atendimento ou mesmo um teste para detecção da doença. Segundo informações, a previsão é de que só reabram no próximo dia 10 de janeiro.
Em entrevista ao Jornal Diário do Nordeste, Ricristhi Gonçalves, secretária executiva de Vigilância e Regulação da Secretaria Estadual da Saúde (Sesa), confirmou que os casos de Covid já apresentam, de novo, um “aumento progressivo”. Diante do aumento no número de casos de síndrome gripal aliados ao aumento dos casos de Covid, Ricristhi frisa que a principal estratégia a ser adotada pelo Estado e pelos municípios como preparação para 2022 é fortalecer as unidades de atenção primária, como postos de saúde e Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) é, segundo apurado pela reportagem, totalmente oposto do que está acontecendo em Ipueiras, principalmente por conta do fechamento das unidades de saúde.
Na região, o município de Nova Russas, distante 30km do município, lidera a estatística de casos confirmados da variante delta do coronavírus no estado. O município de cerca de 32 mil habitantes concentra 35.9% das confirmações, de acordo com boletim epidemiológico divulgado pela Secretaria da Saúde estadual (Sesa) na última sexta-feira (31). O índice é maior, inclusive que o de Fortaleza.



