Ipueiras: Gastos exorbitantes da festa do município são alvo de polêmica na cidade

 

O aniversário do município de Ipueiras, de acordo com os dados inseridos no Portal da Transparência, custou, ao todo, R$ 782.014,79 aos cofres públicos. Mesmo com inúmeras reclamações de populares com a precariedade em serviços públicos como o abastecimento de água, iluminação pública e principalmente atendimento na saúde, o prefeito não poupou na ostentação com o dinheiro público.

Vários fatos chamaram atenção como a disparidade nos valores pagos a atrações locais em comparação aos valores creditados na conta da empresa realizadora do evento. A prefeitura creditou na conta da empresa o cachê de R$ 2.490,00 a 14 atrações locais, somando R$ 34.860,00. Porém, de acordo com o que relataram à redação, alguns cachês de artistas locais foram algo em torno entre  mil e mil e quinhentos reais, o que gerou muita polêmica entre a classe artística local.

Em contrapartida, foram pagos R$ 460.000,00 a atrações de fora.

PERGUNTAR NÃO OFENDE: PORQUE PRA IPUEIRAS É MAIS CARO?

Os shows das atrações principais do aniversário de Ipueiras, realizado em 24 de outubro deste ano, foram de Dorgival Dantas, Zé Cantor e Nattan e, cada um, custou valores bem maiores para Ipueiras do que para outros municípios, isso provocou dúvidas em muitos ipueirenses.

  • Dorgival Dantas, em Ipueiras, custou R$ 90.000,00; já em Barbalha o mesmo show custou R$ 75.000,00.
  • Zé Cantor também custou R$ 90.000,00 para Ipueiras, mas para a cidade vizinha de Croatá, o mesmo cantor realizou o show com um cachê de R$ 50.000,00.
  • Nattan realizou seu show em Ipueiras pelo valor de R$ 280.000,00, mas em Varjota, o mesmo cantor custou aos cofres públicos R$ 180.000,00 e Tamboril R$ 150.000,00.

Todas as atrações para Ipueiras foram, absurdamente, mais caras. 

Somando a produção do evento, os ipueirenses pagaram no total R$ 782.014,79. Uma cifra até 8 vezes maior do que o município pagava em eventos anteriores.

DANDO ZOOM NAS CONTAS PÚBLICAS

Os gastos inseridos no Portal da Transparência para o evento ainda apontam itens como: 

  • 135 DIÁRIAS DE BANHEIROS QUÍMICOS – R$ 20.115,00
  • 3 APRESENTAÇÕES TEATRAIS – R$ 4.319,70
  • ALUGUEL DE 1.380 CADEIRAS – R$ 2.691,00
  • 11 DIÁRIAS DE GERADOR DE ENERGIA – R$ 19.690,00, ressalte-se que somente no dia 24 as grandes bandas se apresentaram.

Fica facultada a palavra ao Prefeito e ao secretário, ordenador das despesas…

 

Veja os documentos disponíveis no Portal da Transparência:

 

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