Janaína Farias entra com ação judicial após novos ataques de Ciro Gomes

A prefeita de Crateús, Janaína Farias (PT), acionou a Justiça do Distrito Federal contra o ex-ministro Ciro Gomes (PDT) após ser alvo de novos ataques apontados como misóginos. O político voltou a acusar a petista de aliciar mulheres para fazerem “serviço sexual” durante o período em que ela foi assessora do ex-governador do Ceará e atual ministro da Educação, Camilo Santana (PT).

A ofensa ocorreu durante um discurso realizado na última sexta-feira (15), em uma fazenda na cidade de Capistrano, durante o aniversário do ex-prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio (sem partido).

 

“A pessoa que recrutava moças pobres, de boa aparência, para fazer o serviço sexual sujo do seu Camilo Santana virou senadora do Ceará. Agora é prefeita num município do Ceará. E isso é um desafio para o qual os meus queridos amigos estão me chamando para encarar. É para eu encarar? Eu vou encarar”

Apesar de não citar diretamente o nome da prefeita, as acusações são as mesmas já feitas pelo político, que inclusive foi condenado em maio deste ano por falas semelhantes.

Em maio deste ano, Ciro foi condenado a pagar R$ 52 mil em indenização à prefeita. A decisão, da juíza Priscila Faria da Silva, do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios (TJDFT), considerou como injúria e difamação o político ter se referido a Janaína como “cortesã” e “assessora para assuntos de cama” do ex-governador e hoje ministro da Educação. A sentença de 1ª instância também determinava que Ciro se abstivesse de repetir novas ofensas contra a petista, sob pena de multa de R$ 30 mil por episódio.

 

“É muito triste que a sociedade brasileira, e a nossa democracia, tenham que conviver com esse tipo de violência, menosprezando a capacidade e o papel das mulheres na política. Esses fatos, embora lamentáveis, reforçam o meu compromisso com a vida pública e com o exercício do meu mandato de Prefeita com responsabilidade e com o compromisso de servir à população de Crateús e do meu Estado do Ceará”
Janaína Farias (PT)

Prefeita de Crateús e suplente de senadora

 

“Repúdio”

Ainda no sábado, Janaína publicou uma nota de repúdio condenando a fala do ex-ministro, a quem definiu como uma “figura conhecida por agredir moralmente as pessoas e, principalmente, as mulheres”.

“Um misógino que, cada vez mais, diante de seu fracasso político, busca atingir a honra das pessoas, de forma irresponsável e inconsequente. Reafirmo que minha história me trouxe até aqui: filha de uma costureira e de um eletricista, estudei em escola pública, enfrentei dificuldades e conquistei, com muito trabalho, cada espaço de luta em defesa do povo”, escreveu a prefeita nas redes sociais.

O Regional | Informação com Responsabilidade
Política, Polícia, Regional, Esporte, Entretenimento, Nacional

Redação: (88) 9.8196 .7462

Todos os Direitos Reservados  –  O Regional – Informação com Responsabilidade