Mais de 29 mil crianças de 4 e 5 anos estão fora da pré-escola no Ceará

O número de crianças matriculadas em pré-escolas caiu no Ceará durante a pandemia de Covid-19. Enquanto em 2019, 92,5% das crianças de cinco e seis anos do Estado estavam matriculadas, em 2021, esse número caiu para 88,8% — o que significa que 29.236 crianças dessa faixa etária estavam fora da pré-escola.

Os dados foram divulgados nesta quarta-feira, 21, e fazem parte da pesquisa “Desigualdades e impactos da covid-19 na atenção à primeira infância”, lançada pela Fundação Maria Cecilia Souto Vidigal em parceria com o Itaú Social e o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef).

Apesar dos dados negativos, o Ceará ainda apresentou desempenho melhor que o Nordeste e o País no período. No Brasil, a diferença da Taxa Bruta de Matrícula (TBM) na Pré-Escola entre 2019 e 2021 foi de -4,1 pontos percentuais, enquanto, no Nordeste, essa redução foi ainda maior, de 5,6 pontos percentuais. Em todo o País, 83,7% das crianças de cinco e seis anos estavam na escola e, no Nordeste, esse número é de 83%.

Posicionamento do Governo do Estado

Por meio de nota, a Secretaria da Educação do Estado (Seduc) informou que não houve redução de matrículas na pré-escola na rede pública municipal do Ceará. Em 2020, 173.320 crianças de quatro e cinco anos estavam matriculadas, enquanto, em 2021, foram 177.559. A redução geral, portanto, se dá pelos números das escolas privadas.

A Seduc ainda destaca que cada município é responsável pelo gerenciamento de suas escolas, entretanto, o Governo do Ceará instituiu o Regime de Colaboração com as 184 prefeituras. “Nesse contexto, desenvolve, articulado ao Programa Mais Paic, o Programa Mais Infância Ceará”, informa a secretaria.

Além disso, a Seduc destaca investir em espaços pedagógicos como o Centro de Educação Infantil (CEI), estrutura que pode atender até 208 crianças, sendo composta por quatro salas de referência, laboratório de informática, refeitório, cozinha, berçário, fraldário, dormitório, copa, recepção e playground. “Até o momento, foram inaugurados 97 CEIs em todo o estado. A meta é que os 184 municípios contem com CEIs entregues ou em construção até final de 2022”.

Outras iniciativas mencionadas são a implementação do documento dos Parâmetros para a Promoção da Qualidade e Equidade da Educação Infantil e a formação para professores e gestoras da Educação Infantil com foco na implementação do Documento Curricular Referencial do Ceará (DCRC).

A Seduc prossegue afirmando ter desenvolvido durante a pandemia diversas iniciativas para assegurar a aprendizagem de crianças, como o projeto Brincando em Família e o Conexão Seduc.

 

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