Três questões do Enem 2025 foram anuladas pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) após suspeita de vazamento por um cursinho pré-vestibular no Ceará. A Polícia Federal será acionada para investigar o caso.
A segurança do exame tem sido questionada por candidatos após um estudante de Medicina de Sobral, na Região Norte do Estado, publicar que “previu” questões das provas de Matemática e Ciências da Natureza, realizadas no domingo (17).
Em publicação nas redes sociais, Edcley Teixeira, criador da monitoria, exibiu capturas de tela nas quais prova que adiantou a alunos questões idênticas às encontradas no Enem 2025.
“Ao identificar relatos de antecipação de questões similares às do Enem 2025, a equipe técnica que faz parte da comissão assessora responsável pela montagem das provas analisou as circunstâncias e decidiu, com base em informações sobre a montagem do teste, pela anulação de três itens aplicados na prova”, disse o Inep, em nota.


Além de assuntos e abordagens, alguns enunciados “autorais” do estudante utilizam exatamente os mesmos números e até a ordem das opções de respostas do Enem oficial. Uma aula disponível no canal dele no YouTube, ministrada cinco dias antes do Enem, exibe a resolução de algumas delas.
Já na segunda-feira (17), candidatos que realizaram o Enem identificaram as similaridades e passaram a questionar o monitor, mencionando, inclusive, as contas do Inep, do Ministério da Educação (MEC) e do ministro Camilo Santana nas redes sociais.



