O vulcão Cumbre Vieja, localizado em La Palma, nas Ilhas Canárias, na costa do continente africano está com sinal amarelo para risco de erupção. Segundo os pesquisadores, o vulcão poderia provocar um tsunami que pode atingir todas as Américas, com maior impacto sobre os litorais das regiões Nordeste e Norte do Brasil, é o que informa o portal Metsul Metrologia.
Para o pesquisador do Instituto de Ciências do Mar (Labomar) da Universidade Federal do Ceará (UFC), Carlos Teixeira, não há motivo de preocupação no momento.
“O que aconteceu foi um aumento do nível de alerta sobre a erupção. Basicamente, ele subiu de um para dois num nível de até quatro. Ele pode permanecer nesse nível por diversos anos, ou subir para o três ou quatro. Então, para a gente começar a ficar preocupado, tinha que está tendo um nível quatro, que pode demorar anos para acontecer”, explica.
Adormecido há décadas, o vulcão começou a dar sinais de atividade moderada nos últimos dias. O nível amarelo é o segundo dos quatro existentes para medir o risco de erupção.



