Nova Russas: Confira o balanço do primeiro ano da gestão Giordanna Mano

A Secretaria de Saúde de Nova Russas divulgou o balanço de atividades realizadas em 2021. Uma das conquistas protagonizadas pela pasta foi a marca de 52 mil doses de imunizantes contra a Covid-19 atingida desde a chegadas das primeiras doses, em janeiro do mesmo ano.

A corrida pela imunização da população foi marcada por diversos momentos importantes durante os doze meses que se passaram, incluindo o início da vacinação dos profissionais da saúde e da população idosa, ainda em janeiro, e a aplicação da 3ª dose ao público prioritário, em novembro.

Durante o período, foi realizada a vacinação dos adolescentes entre 14 e 17 anos. “É muito bom a prefeita Giordanna Mano dar essa oportunidade para nós. Estou esperando a 2ª dose, e se Deus quiser eu vou tomar ela”, comemorou Pedro Luan, estudante de 14 anos, morador do bairro São Francisco. “Agora é só ir para a escola e estudar, já que os professores estão vacinados também”, continua o adolescente.

Outras conquistas

A Secretaria de Saúde alcançou também outras marcas referentes a diversos projetos e serviços ofertados pela pasta. Foram 338 pacientes atendidos pelo Componente Especializado da Assistência Farmacêutica, cerca de 1.700 tomografias foram realizadas após a campanha Zero Fila Tomografia, e a entrega de 11 veículos destinados a deixar mais acessível os serviços de saúde.

Nova Russas encerrou 2021 com o índice de infestação do aedes aegypti menor do que o previsto pelo Ministério da Saúde. O órgão preconizou que o município atingisse 1% no índice de infestação, mas, trabalhando em seis ciclos, os agentes de endemias conseguiram baixar esse número para 0,6%. ”Esse é o resultado de um trabalho diferenciado de uma equipe que reavalia os domicílios ao final de cada ciclo. Esse é o trabalho ede uma equipe compromissada com a população de Nova Russas”, destacou a secretária de Saúde, Fran Bezerra.

O município se destacou também ao ser o único com 100% da sua equipe de Agentes Comunitários de Saúde (ACS) completamente informatizados, após a entrega de 79 tablets em agosto. “É um prazer enorme presenciar a realização dessa promessa feita pela prefeita Giordanna Mano. É um avanço muito grande, que moderniza o nosso trabalho”, comemora agente comunitário de Saúde, Denilson Carvalho, que foi um dos agraciados com o tablet.

Casa da Saúde da Mulher de Nova Russas atendeu mais de 6 mil mulheres em 2021

A Casa da Saúde da Mulher de Nova Russas, uma unidade por onde a Secretaria de Saúde promove atendimentos especializados às mulheres do município, publicou o balanço de serviços ofertados em 2021. Foram, ao todo, 6.674 mulheres que receberam assistência médica na Casa, abrangendo diversas especialidades, incluindo obstetra, ginecologia, geriatria, psicologia, entre outros.

A professora Francisca Camelo foi uma das mulheres beneficiadas e elogia o atendimento e os diversos serviços ofertados pela unidade. “Acho maravilhoso o trabalho, porque fiquei encantada com a prévia que foi feita comigo. Logo na triagem elas perguntaram se eu queria acompanhamento psicológico, de nutricionista, e eu marquei todos esses atendimentos. Eu vejo uma grande demanda de assistência que está tendo”, afirmou a educadora.

No total, foram três especialidades que ofertaram mais de mil atendimentos durante o ano, sendo eles: enfermagem (1.990), exames citopatológicos (1.203), e de sinais vitais (1.303), que inclui a medição de temperatura, pressão arterial, frequência respiratória e frequência cardíaca.

Outra especialidade que recebeu destaque durante o ano foi a realização de mamografias. Foram 935 realizadas, uma quantidade que foi promovida durante a campanha do Outubro Rosa. Além disso, em parceria com o Sesc Saúde Mulher, a Prefeitura ofertou através da Casa de Saúde da Mulher a realização de exames citopatológicos e clínicos das mamas, onde foram beneficiadas mais de 2 mil mulheres.

“A aquisição do veículo já é uma iniciativa da prefeita Giordanna para desafogar uma demanda que já vinha reprimida, tanto de exames preventivos quanto de mamografias. É um complemento imenso, tanto para a Casa de Saúde da Mulher, quanto para os Postos de Saúde”, afirma a secretária de Saúde, Fran Bezerra.

Confira os números completos:

TOTAL DE 6.674 MULHERES ATENDIDAS NO ANO 2021.

Prefeitura ampliou acesso à água potável para cerca de 2.500 pessoas em Nova Russas

A Prefeitura de Nova Russas, por meio do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae), investiu em ações com o objetivo de levar acesso à água potável para a maior quantidade de localidades e comunidades possível em 2021. Segundo o balanço divulgado pelo órgão, cerca de 2.500 pessoas foram beneficiadas com as iniciativas.

Durante os últimos 12 meses, foram 25 poços profundos perfurados e instalados, abrangendo mais de 20 comunidades e localidades do município. “Para muitos, a água pode ser algo simples, mas para a maioria é essencial”, destacou a prefeita Giordanna Mano, durante o discurso na cerimônia de entrega da rede de abastecimento de água na localidade de Cachoeira de Cima.

“Há tempos que a gente esperava por isso, e Deus concluiu. Que pena que não tem meu esposo, meu pai ou minha mãe para ver essa realização, mas tem eu ainda, e quero agradecer muito esse presente”, comemorou a professora Valquíria Alves, moradora da localidade de Mulungu, que também foi beneficiada.

Além das medidas para ampliar o acesso da população à água potável, o Saae também realizou obras de instalação e ampliação da rede de esgoto no município. Foram quase 500 metros de rede instaladas ou ampliadas, incluindo áreas da sede e da zona rural.

Mais recentemente, o órgão foi responsável por mais de 200m de esgoto na rua Napoleão Moura. “Eu agradeço muito essa obra, porque a gente sentava na calçada e era uma podridão, mas graças à Deus já foi tudo resolvido. E eu agradeço à toda a equipe da prefeita Giordanna Mano por isso”, afirmou a dona do lar Vanderlúcia Alves Pereira.

Atividades de destaque

Outras atividades de destaque promovidas pelo Saae durante o ano incluem a troca de 400 hidrômetros novos para a melhoria na medição dos consumos de água; a construção, em conjunto com a Companhia de Gestão de Recursos Hídricos (Cogerh) da casa de energia/bombeamento e alojamento no Açude Linhares; a revitalização e readequação da Estação de Tratamento de Água (ETA), além da ampliação de 90 m da rede de distribuição de energia na ETA do distrito de Canindezinho, para utilização no poço amazonas.

O Regional | Informação com Responsabilidade
Política, Polícia, Regional, Esporte, Entretenimento, Nacional

Redação: (88) 9.8196 .7462

Todos os Direitos Reservados  –  O Regional – Informação com Responsabilidade