Um novo golpe que desvia pagamentos por Pix feitos em computadores tem aumentado no País. Segundo a empresa de segurança digital Kaspersky, os criminosos desviam o pagamento da compra on-line e infectam os computadores e/ou celulares que fizeram a operação. Segundo a empresa, a fraude foi identificada em pagamentos com o Pix a partir de dezembro de 2022.
Os vírus contra computadores pessoais são os ataques mais recorrentes, com 1,8 milhão de ocorrências detectadas pela Kaspersky. A disseminação ocorre com anúncios falsos na internet, usando links nas buscas do Google feitas com erro de ortografia. Quando o usuário escreve “WatsApp”, por exemplo.
Dicas de como se proteger na hora de comprar pela internet
Desconfie de notificações de endereços desconhecidos
Muitos vírus podem entrar no seu dispositivo por meio de anúncios falsos, seja pelas notificações, seja por aqueles links de promoção que chegam no e-mail. Evite clicar nele, e sempre priorize comprar em sites que você conhece.
Revise as informações do destinatário do Pix
Quando realizar um pagamento digital, revise o nome do destinatário para verificar se está correto. Desconfie quando aparecer nomes desconhecidos ou que não estão ligados ao vendedor ou à empresa.
Aplicativos só devem ser baixados nas lojas oficiais, como Play Store e Apple Store
Não baixe aplicativos com links da internet, pois eles podem estar infectados com vírus. Sempre procure e baixe os aplicativos pelas lojas oficiais, como a Play Store (para dispositivos Android) e a App Store (para dispositivos IOS).
E na hora de comprar pela internet, busque pelo site ou aplicativo oficial da loja.
Ainda, mantenha os aplicativos atualizados. A maioria das atualizações de versões dos aplicativos visam corrigir problemas de segurança. A demora na atualização pode deixar seu dispositivo vulnerável a ataques.