O município de Paracuru, no Litoral Oeste do Ceará, está se mobilizando para conter aglomerações durante o Carnaval deste ano. Polo tradicional dos festejos no Estado, a cidade investirá em barreiras sanitárias, na proibição de paredões e caixinhas de som em espaços públicos da localidade e na restrição do consumo de bebida alcoólica apenas em espaços privados da cidade.
Em caso de descumprimento das medidas relacionadas à poluição sonora, a administração municipal aplicará multa de R$ 5 mil e R$ 50 mil para pessoas físicas e jurídicas, respectivamente. Qualquer tipo de festa também estão proibidas, seja em estabelecimentos comerciais — como restaurantes e barracas de praia — ou em residências.
A partir desta quarta-feira, 10, até o próximo dia 17, só será permitida a entrada de moradores, prestadores de serviço e pessoas que tenham hospedagem comprovada no município. As barreiras serão instaladas na entrada principal, que fica na CE-341, na rotatória do posto da Polícia Rodoviária Estadual; na barragem do rio Siupé, distrito de Muriti e na localidade de Poço Doce.