Relembre o Caso
A prefeita e o secretário de finanças de Hidrolândia, foram afastados das funções por 180 dias devido a uma decisão do Tribunal de Justiça do Estado (TJCE). Na decisão, o Poder Judiciário ainda determinou o bloqueio de R$ 1,5 milhão das contas dos denunciados.
Os gestores foram afastados oficialmente dos cargos na sexta-feira (16) de dezembro de 2022, após a ordem de bloqueio das contas, eles respondem pelos crimes de responsabilidade, associação criminosa, de fraude em procedimento licitatório visando obter vantagem para si ou para outrem, entre outros. Além dos dois, outras nove pessoas, incluindo servidores públicos e empresários, foram denunciadas pela Procap.
A denúncia da Procap foi ajuizada em 24 de agosto de 2022, após coleta de provas realizada durante a Operação Laranja Mecânica, deflagrada em 22 de março de 2022. Conforme o MPCE, a prefeita e o secretário de Finanças de Hidrolândia se utilizaram de identidades “laranjas”, incluindo parentes da gestora máxima da cidade, para a realização de contratações no Município.